domingo, 27 de novembro de 2022

Arcanjo Uriel

 

Uriel ( Fogo de Deus ), é um dos arcanjos da tradição rabínica pós-exílio, bem como de algumas tradições cristãs. Os anjos mencionados nos textos mais antigos do Antigo Testamento não designados por nomes. De fato o rabino Shimon ben Lakish ( 230-270) assegurava que os nomes específicos dos anjos foram adaptados pelos judeus a partir de tradições babilonicas, depois do exílio- muitos comentaristas concordam com essa visão. Dos sete arcanjos do judaismo , pós-exilio, apenas três ( Gabriel, Rafael e Miguel) são mencionados pelos nomes nas escrituras que gradualmente foram aceitas como canônicas. Os outro quatro, contudo, são nomeados no século II. A.C, no livro de Enoque, capitulo XXI: Uriel, Ithuriel, Amitiel e Baliel.  Aí intercedem a Deus pela humaidade, durante o peíodo dos Nephilim- Os Vigilantes Caídos. Quando aos três arcanjos referidos se referia outro , de modo a representar os quatro pontos cardeais, Uriel era, geralmente, o quarto ( o Norte- bem como, quando representavam os quatro elementos- toma o lugar da Terra ). Uriel aparece ainda no segundo livro de Esdras, adição apócrifa ao livro de Esdras, no contexto da literatura apocaliptica, em que é enviado para instruir o profeta Ezra, depois deste ter colocado algumas questões dirigidas a Deus.
Uriel é freqüentemente idetificado como o querubim que " Permanece às portas do Éden, com uma espada ardente". Ou como o anjo que " Preside à tempestade e ao terror " ( No primeiro livro de Enoque). No apocalipse de Pedro aparece como o " Anjo do Arreendimento"- e tão desprovido de piedade quanto qualquer demônio. Em " Vida de Adão e Eva", Uriel é representado como um dos espíritos ( querubins) referido no terceiro capitulo do Gênesis. É também identificado como um dos anjos que deram sepultura a Adão e Abel no Paraiso.
Derivando das tradições místicas judaicas, Uriel é também o Anjo do domingo, da poesia e prícipe duma das Sephiroth sagradas, a Sephira Hesed da Cabala, onde Uriel é designado pelo nome de Hesediel. Terá sido ele a lutar com Jacob em Peniel. É ainda descrito como destuidor dos exércitos de Senaquerib. Ainda de acordo com o livro de Enoch, terá sido ele a anunciar o dilúvio a Noé, bem como aquele que dirigiu Abraão à Terra Prometida.  É conhecido ainda como o anjo da morte, tendo tido um papel importante no episódio das Dez pragas do Egito, em que verificou quais portas marcadas de sangue de cordeiro, para poupar tais casas da morte dos Primogênitos. Na tradição apocaliptica e ele quem deterá a chave que abrirá o inferno Nos Finais do tempo.
   Em escrituras mais recentes, ele é identificado como o arcanjo Phanuel- " A face de Deus". É descrito freqüentemente como trazendo consigo um livro ou rolo de papiro, simbolizando sua sabedoria. Uriel é ainda o anjo patrono das artes e foi descrito por Milton  como o " Espírito de visão mais arguta de todo o céu ".
   Em obras apócrifas e cabalísticas, Uriel tem sido identificado ou confundido com Nuriel, Urya, Jeremiel, Vretil, Sariel,Puruel, Phanuel, Jehoel e Israfel.
Uriel é também chamado de Auriel.

Oração ao arcanjo Uriel:


" Arcanjo Uriel, dê-nos a paz incomensurável, e a compreensão de que somos os encarregados de melhorar nossas vidas e assuntos. Que possamos compreender que a provisão está ao nosso dispor, que Deus é a fonte da prosperidade; que o homem, nascido à sua imagem e semelhança é merecedor.
Arcanjo Uriel, ajude-nos a abrir as portas da abundância de bens materiais e espirituais, para nos elevarmos acima de nossos próprios temores, e tornar-nos um filho divino de um poderoso pai ( Deus ). Amém."

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que eu puder respondê-lo, tenha paciência, pode demorar um pouquinho...
Não esqueça de marcar a opção "notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido. ;)
Se quiser enviar um relato, ou tiver qualquer dúvida, envie um email para: adancadasfadas@gmail.com

 

Recanto Élfico Template by Ipietoon Cute Blog Design