quarta-feira, 30 de novembro de 2022

Deus Frey, o deus nórdico dos elfos

 Frey, Frej, Freyr ou Freir é um deus nórdico do clã dos Vanes, geralmente representado como belo e com o falo à mostra.  É a divindade da prosperidade, das boas colheitas e da agricultura, dos casamentos e da fertilidade, da alegria e paz. É filho do deus Njörð e irmão gémeo da deusa Freyja, e está casado com a gigante Gerda. A ele, respondem todos os elfos, especialmente os sombrios.

Por causa de sua experiência em magia, os Aesir o nomearam como sacerdote cerimonial. Com o passar do tempo, ele ganhou um status mais alto e foi subordinado apenas a Odin e seu filho Thor.

É o soberano de um mundo chamado Álfheim, reino dos elfos da luz (ljósálfar), que são os responsáveis pelo crescimento da vegetação. O Skirnismál (“A Balada de Skirnir”) nos informa que Frey é filho de Njörðr (Njord), o deus da fertilidade. Pertence portanto ao clã dos deuses Vanïr. Seu cavalo salta qualquer obstáculo e a sua espada mágica, forjada por anões, move-se sozinha nos ares desferindo golpes mortais, mesmo se for perdida em combate. É senhor de um javali de ouro chamado Gulinbursti, criação dos anões Brokk e Sindri, que conduz um carro como se fosse puxado por cavalos, e cujo brilho reluz na noite. Tem também um navio, Skidbladnir (Skidbladnir), que é tão grande que nele cabem todos os deuses, mas pode ser dobrado e guardado na algibeira. É uma das mais antigas divindades germânicas junto com Freyja e Njörðr, e seu nome significa “senhor".

Apesar de ser um deus pacífico, Frey está destinado a lutar contra Surtur na batalha de Ragnarok. Nesta luta não poderá utilizar a sua espada mágica, porque a deu ao seu escudeiro, Skirnir.

De acordo com a mitologia nórdica, certo dia, Freyr usou secretamente o trono de Odin, de onde era possível ver todos os nove mundos. Dessa forma, enquanto olhava os outros mundos avistou uma linda mulher, a gigante Gerd, por quem se apaixonou no instante em que a viu. No entanto, Gerd era filha do gigante Gymir e Freyr não sabia como iria conquistar o coração da bela Gerd.

Os dias foram passando e a paixão de Freyr por Gerd aumentava cada vez mais, ao ponto de sua infelicidade interferir na sua saúde, pois não comia e nem bebia mais.

Então, preocupado, seu pai Njord enviou Skirnir, um dos criados para saber de Freyr o que havia acontecido. Quando voltou, Skirnir contou sobre a paixão por Gerd. Com efeito, Njord resolveu ajudar seu filho, mandando o criado até as terras dos gigantes (Jotunheim) e trazer Gerd para se casar com ele.

Mas, antes de ir, o criado pegou a espada mágica de Freyr para se proteger dos gigantes. Ao chegar à casa de Gerd, ele anunciou a proposta de casamento e lhe mostrou algumas maçãs da juventude, que poderiam ser sela caso aceitasse a proposta.

Contudo, assim que ouviu a proposta, Gerd ficou enfurecida e rejeitou a oferta. Skirnir não desistiu e continuou com as ofertas, mas como ela não aceitava, o criado ameaçou colocar maldições sobre ela usando os segredos das runas.

Por fim, assustada, Gerd aceita a proposta, desde que Freyr esperasse por nove dias antes de se casar. Portanto, essa foi a maneira que Gerd encontrou de torturar os sentimentos de Freyr.


As pessoas adoravam Freyr principalmente em casamentos e festivais de colheita. Ele às vezes era considerado um deus nórdico da colheita. Porque ele era um deus nórdico do clima, do tempo bom, ele também era um deus da agricultura. Assim, os escandinavos o invocariam para uma boa colheita, bem como sucesso no casamento.

No poema Lokasenna, o Deus Tyr fala sobre Freyr (estrofe 37):

“Freyr é o melhor de todos

os corajosos cavaleiros em Asgarðr.

Ele não traz tristeza para as donzelas ou para as esposas dos homens,

e liberta todos de suas correntes.”


Oração pagã ao Deus Freyr



“Gratidão Deus Freyr

Lorde, Senhor

Pois as colheitas dos campos

Chegam até minha mesa

De fertilidade e abundância

A natureza vibra e pulsa

Ao meu redor

Pois através do que é

Invisível aos olhos físicos

Este mundo, Midgard,

Está nutrido pela Yggdrasil

A Árvore Cósmica dos Mundos”




Fontes:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Frey

https://segredosdomundo.r7.com/freyr-deus/

https://caminhopagao.com.br/oracao-paga-ao-deus-freyr/

0 comentários:

Postar um comentário

Seu comentário será publicado assim que eu puder respondê-lo, tenha paciência, pode demorar um pouquinho...
Não esqueça de marcar a opção "notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido. ;)
Se quiser enviar um relato, ou tiver qualquer dúvida, envie um email para: adancadasfadas@gmail.com

 

Recanto Élfico Template by Ipietoon Cute Blog Design