terça-feira, 29 de novembro de 2022

A maldição dos anjos caídos

 

A corrupção da raça humana, que começou a aparecer sobre a terra no tempo de Enoch, crescceu monstruosamente até o tempo de Jared, neto daquele profeta; e a razão da degenaração acelerada foi a queda dos anjos. Quando os anjos viram o quanto eram belas as filhas dos homens, cobiçaram-nas e disseram: " Escolheremos esposas para nós entre as filhas dos homens e teremos com elas uma  geração."
        Shemhazai, chefe dos anjos disse; " Eu temo; vocês colocaram este plano em prática mas eu, sozinho sofrerei as conseqüências deste grande pecado."
       E os outros responderam: " Nós juramos em maldição, obrigamos a nós mesmos, individualmente e juntos; não abandonaremos o plano, antes,vamos levá-lo até o fim."
 Assim, dois mil anjos desceram do pico do monte Hermon, que tem seu nome relacionado a este acontecimento arcaico, porque aqueles anjos se comprometeram com o pecado colocando-se desta forma, sujeito a pena de Herem, anátema ( maldição, excomunhão, condenação, ou seja, tornaram-se amaldiçoados ).

      Conduzidos por vinte líderes, aqueles anjos se tornaram impuros com as filhas dos homens, não somente por suas relações sexuais mas porque compartilharam com elas conhecimentos seletos: encantamentos, conjuração de fórmulas,conhecimento das plantas ( folhas, flores, raízes, grãos, a agricultura e a medicina ). O fruto dessas relações anjos-mulheres foi uma raça de gigantes ( altos como três mil varas ) que consumiam todo o bem da humanidade. Quando tudo se havia acabado, quando nada mais havia para ser devorado ou destruído, os gigantes voltaram-se diretamente para os homens e devoram muitos deles; também atacaram os pássaros, as bestas da terra, os répteis, os peixes, para comer sua carne e beber seu sangue. A terra se ressentia com tais barbaridades mas os anjos caídos continuavam corrompendo a raça humana.

Enoch e Antropogênese mitologica


A história dos anjos caidos é uma das mais tradicionais entre as lendas da antropogênese mitológica judaica. Antropogênese mitológica porque estes anjos estão intimamente relacionados, que em dimensão mítica, com a evolução da raça humana. Eles foram e / ou são seres divinos ( ou superiores) que se miscigeneram com seres terrenos; uma mistura genética.
 As biblías cristãs, sejam catolicas, protestantes ou evangélicas, não dão grande destaque a este fato, em tese, de grande importância antropológica e cultural. No livro de Gênesis, a saga dos anjos caidos se resolve em poucos parágrafos. Foi através do texto profético-religioso apócrifo, não reconhecido pelo Vaticano, o chamado livro de Enoch que  a narrativa foi preservada com maiores detalhes. O livro de Enoch faz parte do conjuto de documetos denominados Manuscritos Do Mar Morto ou Qumram, encontrados em 1947, no Oriente Médio. É considerado um Pseudo-epígrafo- ou de autoria incerta. Os fragmentos encontrados em Qumram foram paleograficamente datados em cerca de 200 antes de Cristo. Os originais, podem ser muito mais antigos.
Enoch ( Enoque, Chanoch ou Hanokk), sétima geração de Adão, foi um patriarca judeu, profeta e personagem místico. Filho de Jerde, pai de Matusalém, avó de noé, foi aquele que andou com Deus, viveu 365 anos e não morreu como os homens comuns; desapareceu, porque foi arrebatado por Deus. No Targum de Yonatan, trecho das escrituras hebaicas, Enoch, eleado aos céus, foi transmormado no anjo Metratron, cujo nome significa mais proximo do trono.


Artes e ciências dos anjos


Azazel ensinou aos homens as artes de fazer armas brancas, escudos e cotas de malha; porque sabia trabalhar os metais nestas artes. Mas também ensinou o artesanato das jóias, como os braceletes, os anéis, colares, brincos, etc.  Este mesmo anjo de vocação bélica também revelou segredos da beleza: a cosmética, a maquiagem, a joalheria.
Shemhazai, o chefe dos anjos caidos, era especialista em exorcismos e no conhecimento de raízes e suas diferentes utilidades.
Armaros, legou aos homens o saber dos encantamentos; Barakel e KAWKABEL, A VIDÊNCIA através das estrelas, a astrologia. Ezekeel,  leitura da sorte nas nuvens; Arakiel, ensinou a ler os sinais da terra; Samsaweel, conhecia os sinais do sol e Seriel, os sinais da lua.

Enquanto todas estas abominações degradavam a terra, o pio ( piedoso) Enoch vivia em lugar secreto. Homem algum conhecia sua morada ou que tinha sido feito dele; porque ele estava vivendo com os anjos guardiões e os santos. Um dia, Enoch ouviu um chamado e uma voz lhe dizia: - Enoch, escriba da justiça, procura aqueles anjos que deixaram os mais altos santos céus e que tornaram-se impuros, por si mesmos, unindo-se as mulheres, fazendo como fazem os homens, tomando esposas, espalhando o conhecimento das armas que são a destruição sobre a Terra. Vai e proclama junto a aqueles anjos que eles não encontrarão paz ou perdão. Eles que tem se gratificado com a própria pole, verão seus filhos morrer de morte violenta, verão a ruína de seus filhos. Eles vão implorar a misericórdia, mas não a encontrarão.

Então, Enoch foi ao emcontro de Azazel e dos outros anjos caídos para anunciar a maldição proferida; e todos eles foram tomados de terror. Tremendo e temendo, imploraram a Enoch que levasse ao Senhor dos céus uma petição, porque já não podiam falar com Deus diretamente, como outrora,sequer podiam elevar os olhos pro céu por causa da vergonha de seus pecados.
  Enoch concordou com o pedido e teve uma visão na qual obteve uma resposta à requisição dos anjos. Pareceu-lhe que flutuava sobre nuvens até que se viu sentado diante do trono de Deus; e Deus disse:

_ Vai! Diga aos anjos que desceram dos céus, àqueles que te enviaram para intercedesses por eles;para que você interceda em benefício dos homens e não os os homens em seu benefício (ou um homem intercede pelos anjos e não os anjos pelo homem ). Por que estes anjos abandonaram o céu, abandoram aquilo que é santo e elevado, eterno, e tornaram-se impuros misturando-se com as filhas dos homens, fazendo como as raças da Terra, e ainda, engendrando uma raça de gigantes? Os gigantes são feitos de carne e seus espíritos serão chamados  espíritos do mal sobre a Terra; Terra que é o seu lugar de morada... Serão espíritos devoradores, opressores, e suas guerras causarão angústia e destruição sobre a Terra. Não comerão, nada beberão e serão invisíveis. Estes espíritos vão se levantar contra os filhos dos homens e suas mulheres porque nasceram deles...
Não, ( anjos rebeldes ) vocês não terão paz!



Queda... rumo à civilização



      A queda dos anjos é um episódio dos mais curiosos pelo revela a natureza dos anjos e seu papel fundamental na transformação da vida humana na face da Terra. De acordo com a lenda, estes anjos, chamados Watchers ou vigilantes, ou ainda, Observadores, perverteram-se em princípio, sexualmente, pois " deitaram-se com as filhas dos homens".   A seguir, todavia, eles se tornaram perversores de toda a humanidade, já que foram os mestres de todas as artes que retiram o homem de uma condição de vida, aparentemente ingênua e modesta, limitada aos recursos que a natureza oferece.  Foi através dos anjos caídos que os homens se refinaram a fabricação de armas e a prática da guerra. Além das armas bélicas, é interessante notar o ministério de Azazel, ensinando os segredos da beleza que alimentava a vaidade: uso de maquiagem nos olhos, joias, tinturas. Os outros anjos foram mestres da feitiçaria e, a essa altura, uma nuvem de suspeita paira sobre a suposta pureza daqueles anjos guardiões, já que eram tão versados em encantamentos e ciências ocultas em geral. Há estudiosos e teóricos mais ousados que lançam em discussão a hipótese de que tais anjos poderiam ser, na verdade, seres extraterrenos, muito mais avançados, que arrancaram a espécie humana da barbárie introduzindo neste mundo, os princípios da civilização.

1 comentários:

  1. Simplesmente perfeito!
    Esse é um lado da história mágica muito ignorado e mal compreendido

    ResponderExcluir

Seu comentário será publicado assim que eu puder respondê-lo, tenha paciência, pode demorar um pouquinho...
Não esqueça de marcar a opção "notifique-me" para saber quando seu comentário for respondido. ;)
Se quiser enviar um relato, ou tiver qualquer dúvida, envie um email para: adancadasfadas@gmail.com

 

Recanto Élfico Template by Ipietoon Cute Blog Design